Dialética do Esclarecimento by Theodor Adorno PDF

By Theodor Adorno

"A expressão 'indústria cultural' foi empregada pela primeira vez nesse livro, saudado como um clássico desde sua publicação em 1947."
Jornal do Brasil

"Melancólico, pessimista, iluminista, duro, datado, perene. Inegavelmente um livro com a marca deste século 20."
Folha de S. Paulo

"Uma longa digressão sobre a história do pensamento, mostrando como a mitologia se transforma em filosofia e depois em ciência, como o progresso técnico vira regressão ideológica e, finalmente, como a cultura serve de base para a barbárie fascista."
Veja"

Considerado como a pedra angular das ideias que tiveram por berço a Escola de Frankfurt, esse livro é uma crítica filosófica e psicológica de amplo espectro das categorias ocidentais da razão e da natureza, de Homero a Nietzsche.

Show description

Read Online or Download Dialética do Esclarecimento PDF

Best movements books

The Origin of Our Knowledge of Right and Wrong by Franz Clemens Brentano PDF

Translated by means of Cecil Hague. This Elibron Classics booklet is a facsimile reprint of a 1902 version by means of Archibald Constable & Co. , Westminster.

Use of Dreams in Couple Counseling: A Jungian Perspective - download pdf or read online

One of many major initiatives within the mental individuation technique is the reconciliation of opposites, in particular the competition among realization and the subconscious. desires create a bridge among those worlds. Jung sees the dream because the regular exercise of the subconscious to create the very best equilibrium within the psyche.

Read e-book online Becoming within Being PDF

Lower than the identify turning into inside Being, Constantin Noica, one among Romanias most appropriate philosophers, brings jointly essays, one relationship from round 1950, the opposite from 1980. the 2 works have in universal the assumption of changing into inside of Being, first because it effects from the background of philosophy, secondly as an try and reconstruct the technology of Being, ontology.

Get After the Death of God PDF

John D. Caputo is Thomas J. Watson Professor of faith and arts and professor of philosophy at Syracuse collage and the David R. prepare dinner Professor Emeritus of Philosophy at Villanova college. His latest books are The weak point of God: A Theology of the development and Philosophy and Theology.

Additional resources for Dialética do Esclarecimento

Example text

Não há nenhum ser no mundo que a ciência não possa penetrar, mas o que pode ser penetrado pela ciência não é o ser. É o novo, segundo Kant, que o juízo filosófico visa e, no entanto, ele não conhece nada de novo, porque repete tão-somente o que a razão já colocou no objeto. Mas este pensamento, resguardado dos sonhos de um visionário nas diversas disciplinas da ciência, recebe a conta: a dominação universal da natureza volta-se contra o próprio sujeito pensante; nada sobra dele senão justamente esse eu penso eternamente igual que tem que poder acompanhar todas as mmhas representações.

A origem particular do pen­ samento e sua perspectiva universal foram sempre inseparáveis. Hoje, com a metamorfose que transformou o mundo em indústria, a pers­ pectiva do universal, a realização social do pensamento, abriu-se tão amplamente que, por causa dela, o pensamento é negado pelos pró­ prios dominadores como mera ideologia. A expressão que trai a má-consciência das cliques, nas quais acaba por encarnar a necessi­ dade econômica, é o fato de que suas revelações — das intuições do chefe à visão dinâmica do mundo — não reconhecem mais, em decidida oposição à apologética burguesa anterior, os próprios cri­ mes como conseqüências necessárias de sistemas de leis.

A equação do espírito e do mundo acaba por se resolver, mas apenas com a mútua redução de seus dois lados. Na redução do pen­ samento a uma aparelhagem matemática está implícita a ratificação do mundo como sua própria medida. O que aparece como triunfo da racionalidade objetiva, a submissão de todo ente ao formalismo ló­ gico, tem por preço a subordinação obediente da razão ao imedia­ tamente dado. Compreender o dado enquanto tal, descobrir nos da­ dos não apenas suas relações espácio-temporais abstratas, com as conceito 38 quais se possa então agarrá-las, mas ao contrário pensá-las como a superfície, como aspectos mediatizados do conceito, que só se reali­ zam no desdobramento de seu sentido social, histórico, humano — toda a pretensão do conhecimento é abandonada.

Download PDF sample

Dialética do Esclarecimento by Theodor Adorno


by Jason
4.3

Rated 4.23 of 5 – based on 9 votes